O que é Vuex?

O Vuex é um padrão de gerenciamento de estado + biblioteca para aplicativos Vue.js. Ele serve como um store centralizado para todos os componentes em uma aplicação, com regras garantindo que o estado só possa ser mutado de forma previsível. Ele também se integra com a extensão oficial Vue devtools para fornecer recursos avançados sem configurações adicionais, como depuração viajando pelo histórico de estado (time travel) e exportação/importação de registros de estado em determinado momento.

O que é um "Padrão de Gerenciamento do Estado"?

Vamos começar com um aplicativo simples de contador Vue:

new Vue({
  // state
  data () {
    return {
      count: 0
    }
  },
  // view
  template: `
    <div>{{ count }}</div>
  `,
  // actions
  methods: {
    increment () {
      this.count++
    }
  }
})

É um aplicativo independente com as seguintes partes:

  • O estado (state), que é a fonte da verdade que direciona nosso aplicativo;
  • A view, que é apenas um mapeamento declarativo do estado;
  • As ações (actions), que são as possíveis maneiras pelas quais o estado pode mudar em reação às interações dos usuários da view.

Esta é uma representação extremamente simples do conceito de "fluxo de dados unidirecional" (one-way):

No entanto, a simplicidade é quebrada rapidamente quando temos vários componentes que compartilham um estado comum:

  • Múltiplas views podem depender do mesmo pedaço de estado.
  • Ações de diferentes views podem precisar mudar o mesmo pedaço de estado.

Para o problema um, passar propriedades pode ser entediante para componentes profundamente aninhados e simplesmente não funcionam para componentes irmãos. Para o problema dois, frequentemente nos encontramos recorrendo a soluções como alcançar referências diretas da instância pai/filho ou tentar alterar e sincronizar várias cópias do estado por meio de eventos. Ambos os padrões são frágeis e levam rapidamente a um código não-sustentável.

Então, por que não extraímos o estado compartilhado dos componentes, e o gerenciamos em um singleton global? Com isso, nossa árvore de componentes se torna uma grande "view", e qualquer componente pode acessar o estado ou acionar ações, não importando onde elas estejam na árvore!

Além disso, definindo e separando os conceitos envolvidos no gerenciamento do estado e aplicando certas regras, também damos ao nosso código mais estrutura e sustentabilidade.

Esta é a ideia básica por trás do Vuex, inspirada por Flux, Redux e The Elm Architecture. Ao contrário dos outros padrões, o Vuex também é uma implementação de biblioteca adaptada especificamente para o Vue.js tirar proveito de seu sistema de reatividade granular para atualizações eficientes.

vuex

Quando usar o Vuex?

Embora o Vuex nos ajude a lidar com o gerenciamento de estado compartilhado, ele também vem com o custo de mais conceitos e códigos repetitivos. É uma escolha de prós e contras entre produtividade de curto e longo prazo

Se você nunca construiu um SPA em grande escala e for direto para o Vuex, ele pode parecer detalhado e desanimador. Isso é perfeitamente normal - se o seu aplicativo é simples, você provavelmente ficará bem sem o Vuex. Um simples global event bus pode ser tudo que você precisa. Mas, se você está criando um SPA de médio a grande porte, é provável que tenha encontrado situações que fazem você pensar em como lidar melhor com o estado fora de seus componentes do Vue, e o Vuex será o próximo passo natural para você. Há uma boa citação de Dan Abramov, o autor do Redux:

As bibliotecas Flux são como óculos: você saberá quando precisar delas.